AJUDANDO QUEM MAIS PRECISA

Ao longo dos anos ONG Amigos da vida vem trabalhando na intenção de dar todo o suporte a portadores do vírus HIV, parte desse suporte vem de projetos que tem como o objetivo de acolher, informar e apoiar essas pessoas. Projetos como Biblioteca Renato Russo e Amiguinhos da vida são apenas alguns dos exemplos do nosso esforço em apoiar os direitos humanos dos portadores de HIV/AIDS.

Brinquedotecas Renato Russo

Fundadas em 2007, as Brinquedotecas Renato Russo têm o objetivo de promover a diminuição do tempo de internação e o aumento da expectativa de vida de crianças em tratamento do HIV/AIDS, em hospitais públicos do Distrito Federal. As brinquedotecas contam com um “pool” de apoiadores institucionais e como madrinha, a mãe do cantor Renato Russo, dona Carminha Manfredini. Até o momento já foram implementadas em oito centros de referência no tratamento do HIV/AIDS em Brasília e uma no Rio de Janeiro.

Assistência Jurídica

A ONG Amigos da Vida é a única entidade, No Distrito Federal, que presta assistência jurídica aos portadores do HIV/AIDS, por meio dos projetos:

1 .Direito e Cidadania - Assistência judiciária e orientação jurídica aos portadores carentes do HIV/AIDS, seus familiares e populações vulneráveis no campo do direito previdenciário, trabalhista, civil e administrativo.

2. Inclusão Social de Crianças Órfãs da AIDS - Atendimento jurídico gratuito às famílias cadastradas na Vara da Infância e da Juventude do DF, para realizarem o sonho da adoção e assegurar a inclusão social de crianças e adolescentes vivendo com HIV/AIDS.

Amiguinhos da Vida

Os Amiguinhos da Vida com a Turma da Mônica é fruto da parceria com a Maurício de Sousa Produções, para a criação de dois personagens que nasceram com HIV/AIDS, Igor e Vitória. O projeto visa a leitura e o diálogo entre pais e filhos buscando o combate a desinformação e ao preconceito, bem como a convivência harmoniosa entre crianças sorodiscordantes.

HIVE

- Temos mais em comum: fazemos parte de uma plataforma segura de relacionamento para pessoas vivendo e convivendo com HIV na qual todos são bem vindos. Procuramos contribuir para uma sociedade mais igualitária. Acolher e ajudar pessoas é nosso primeiro objetivo.

- Informar é salvar vidas: informação é a maior arma para combater o preconceito e a ignorância. Numa situação de epidemia, o conhecimento é um grande aliado na busca da prevenção e do tratamento. Lutamos pela democratização do acesso à informação.

- Promovemos todas as formas de aceitação: a invisibilidade social é um dos maiores obstáculos dos portadores de HIV. A primeira mudança que deve acontecer é interna. Se sentir confortável em seu próprio corpo te motiva a construir seu próprio destino.

- Repudiamos discriminação: o Hive fala sobre conexão, inclusão, aceitação e respeito. Atitudes dentro da nossa comunidade que violam quaisquer desses princípios não serão toleradas.Discriminação, intimidação e marginalização não são bem vindos em nossa plataforma.

- Cartão hive/solidariedade usuários que doam mensalmente recebem benefícios e descontos.

- Mande um hi usuários podem conversar livremente, mas para ter acesso às fotos privadas precisam mandar um hi um para o outro.

Exposição Fotográfica Um novo olhar sobre a Aids no Brasil

A exposição retrata histórias reais de pessoas de cinco regiões do Brasil vivendo com HIV/AIDS, que aceitaram compartilhar sua realidade e mostrar o rosto para o mundo como forma de quebrar as barreiras do preconceito e da discriminação. As fotografias são fruto de uma imersão do fotógrafo Gabriel Mestrochirico pelo Brasil.

© Amigos da Vida - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Happe